CHEGADO AO MINDELO

18 de Setembro de 2013, quarta

Chegado ao Mindelo, sou, naturalmente, acolhido pelo bispo. Na sua conhecida simplicidade, não precisou dos apelos do Papa Francisco para saber estar no meio do seu rebanho, apreciar “o cheiro das suas ovelhas””, com elas tentar deslindar os caminhos pastorais relevantes para os tempos que vivemos e, neste arquipélago, ganham uma configuração tão peculiar. Numa coisa fará sorrir o Bispo de Roma, Francisco: tem mesmo de ser frequnte nos aeroportos já que a solicitude pastoral por um rebanho repartido por 5 ilhas lho impõe.


Pelas 18:15 h celebrei a minha 1ª eucaristia na Igreja de N.Srªda Luzsede-catedral da diocese, cujo pároco, P. Lino, de férias, substituirei, no que for possível, durante a minha permanência aqui. Logo de seguida, fui de visita à outra paróquia urbana, S. Vicente, criada, há cerca de 7 anos, com a vinda do então, P. Ildo, que, embora agora bispo diocesano, se vê constrangido a assegurar o cuidado de uma ou outra paróquia sempre que lho impõe exiguidade de padres diocesanos (5 ao todo, de momento, num total de 26 presbíteros no conjunto das 5 ilhas que integram a diocese). Como “pároco” presidia uma reunião de catequistas (estavam cerca de 30 das 12 comunidades existentes na paróquia). No bom estilo das comunidades cristãs do princípio, dar-me-ia a palavra para me apresentar, o que me deu o ensejo de intervir no contexto da temática ali tratada: a corresponsabilidade pastoral de todos os batizados e, com maior razão, a do/as catequistas, quais cooperadores de 1ª linha dos pastores (bispo e padres) no anúncio da novidade de Jesus Cristo para nós, para o mundo.

Tive, mais uma vez, oportunidade de enfatizar, quão determinantes tinham sido, para mim, os/as batizados/as, homens e mulheres, na concretização da minha maneira de ser Padre, em cada contexto e em cada situação, em Moçambique ou em Portugal, com nomes de Nampula (como Afonso M’Putha, Alexandre Rancho, Inácio Araújo, Maria Helena e outros que constam no livro UMA IGREJA DE TODOS E DE ALGUÉM) ou da Bobadela (como os mais jovens como o Bruno, a Marina, as Cláudias, as Isabeis, ou mais velhos como a Idília, a Leopoldina, o José Ribeiro, o Pinto, e outros/as que tornariam esta lista interminável ).Penso que é uma partilha útil para esta Igreja do Mindelo, com Igrejas cheias de gente de todas as idades.