Maria Clara Marques - Missionária dedicada



23 de Setembro

Conheci esta mulher como dinâmica missionária em Nampula logo que cheguei a Nampula em 1968. Estava ainda na Escola de Formação de Professoras de S.Pedro (edifício onde hoje funciona a Universidade Pedagógica-Delegação de Nampula), no Baeirro de Napipine.

Em 1972 já a encontrarei na Namaíta, em comunidade com a Irmã Sacré Coeur (como ela, na altura, das Irmãs da Apresentação de Maria) e a enérgica Irmã Maria Rita Valente Perfeito. As três inventaram uma forma original de "Serviço Fraterno aos Leprosos" com resultados encantadores.

Mais tarde, já no tempo de País independente, será apóstola criativa na Missão de Santa Rita do Caramaja, dando apoio aos animadores emergentes nas respectivas comunidades, como, por exemplo, o que foi o primeiro Animador/Pároco, João Salvino. Acompanhava, pastoralmente, o saudoso Padre Agostinho de Sousa, na altura também Vigário Geral da Diocese.

Terminaria o seu serviço missionário em Nampula como professora de francês no Seminário Mater Apostolorum e auxiliar da administração.

Em Portugal tem vivido numa humildade edificante, deitando mão, enquanto a saúde lho permitiu, a todos os trabalhos que lhe foram permitindo sobreviver.

Eu, e as minhas amigas, Maria Adelaide, Maria Luiza Ferreira e a Ana Maria Brandão (como ela também missionárias nas horas longínquas da independência ,temos sido enriquecidos pelo testemunho desta velha senhora que vimos acompanhando quanto possível.

Mau grado os limites de saúde, continua a evidenciar uma energia espiritual edificante que lhe tem permitido captar também a atenção e a simpatia de vizinhos e vizinhas, médicas e funcionárias da segurança social. Prova-o o "senhor andarilho" que simpaticamente lhe foi providenciado para que, com maior segurança e autonomia, possa, ela própria, deslocar-se até aos supermercados fazer as suas compras. Nada detém esta mulher forte!