O meu Outubro Missionário em Oeiras – S.João de Deus – Beja – Vila Real – Aveiro

31 de Outubro de 2013

Desde há anos que para mim não existe apenas o Dia Mundial das Missões, mas, antes, o OUTUBRO MISSIONÁRIO. Como o podem testemunhar os cristãos da Bobadela, dei, a esta oportunidade pastoral, todo o empenho que me foi possível, de forma a ajudar que as pessoas vivam de uma dilatada visão de Igreja. Horizontes largos, trazem mais vida.
Normalmente, estamos habituados a que, nestas circunstâncias, se peça ajuda, sobretudo monetária, para as Missões.
Não fiz isso. Quis, antes, partilhar a expoeriência de 40 anos de vida missionária em Nampula, ciente de que ela pode ser importante para a renovação da vida das Igrejas locais na Europa. Reflectida no livro UMA IGREJA DE TODOS E DE ALGUÉM, de que sou autor com a colaboração de gente experimentada, comigo, na criatividade pastoral em Nampula – Isaías Azevedo e Mónica Rainho Silva – entendi que passando por espaços paroquiais e diocesanos que quisessem receber este testemunho, seria uma excelente colaboração na animação pastoral de Portugal, meu país-natal.
Assim foi cordialmente acolhido pelos seus respectivos pastores e seus paroquianos ou diocesanos em:
1º Domingo de Outubro – dias 5 e 6 – Paróquia de Oeiras;
2º Domingo – dias 12 e 13 Paróquia deS.João de Deus –Lisboa;
Dia 19 – Dia Missionário da Diocese de Beja _ Grândola
3º Domingo – dia 20 – Paróquias da cidade de Beja: N.Srª do Carmo, Salvador e Sé.
4º Domingo – dias 26 e 27 – Vila Real – Paróquias da Cumieira e Sé.