FALECEU D.ANTÓNIO MARCELINO

9 de Outubro de 2013, Quarta 
PÁSCOAS

Do servo do Reino de Deus Bispo António Marcelino – Diocese de Aveiro - Portugal e da serva Maria Helena Sabonete – Paróquia de S.João Baptista do Marrere – Diocese de Nampula/Moçambique


Somos multidão aqueles que fomos bafejados pela graça de Deus na longa vida pastoral do Bispo António Marcelino (em “Pedaços de vida que geram vida” deixou testemunho de quanto lhe custava “engolir” o título nobiliárquico de Dom).
Partiu quando ainda muito eu precisava dele. Perdi um amigo e um confidente da minha vida de homem e de padre na peregrinação deste mundo. Imagino-o em alegre convívio com o Luis Manuel Osório, também meu companheiro de aventura africana (1968-1970) que há anos (2006) para lá nos precedeu.
O então Padre Marcelino deu-nos a primeira palavra de certeza e alento de que a intuição de partirmos para África era de levar por diante. Estávamos no 2º ano do curso de Teologia no Seminário dos Olivais (Lisboa). Ele veio de Portalegre pregar-nos o retiro de Advento em Dez 1967. E a semente deu frutos.
Sempre cúmplice e confidente, instigador nato de criatividade e desinstalação, acompanhou-me em todas as alegrias e esperanças, vicissitudes e (algumas) tristezas do meu percurso de padre. Até agora.
Por isso se dispôs a prefaciar as minhas duas publicações que têm a ver com o mais
importante da minha vida: 


UMA IGREJA DE TODOS E DE ALGUÉM (Março de 2012)

PENITÊNCIA E CONFISSÃO DOS PECADOS – Porque sim? 
(Setembro de 2013)

Já não tive tempo de lhe mostrar a edição deste último, saído apenas há dias.



Na apresentação do meu livro em Março de 2012
Na dor de me ver apartado de mais um amigo e companheiro de caminhada, celebro asua Páscoa convosco num sentido canto de louvor a Deus-Pai de Bondade que neste seu servo tanta misericórdia entre nós espalhou.







Serva Maria Helena Sabonete – Paróquia de S.João Baptista do Marrere – Diocese de Nampula/Moçambique


No mesmo dia, notícia semelhante me chega de Nampula: a mamã Maria Helena, a mulher discípula que tanto me ensinou nas lides de pastor em Nampula, também se pascoalizou anteontem, dia 8 de Outubro.










Sinto-me feliz por ter registado o valor desta mulher-discípula no livro uma Igreja de Todos e de Alguém (p.221). Na imagem acima preside, por volta de 1992, a uma celebração, na Comunidade da sede da Paróquia de S. João Batista do Marrere (Nampula-Moçambique) da qual era a “anciã”.
Podemos com toda a propriedade dizer que foi uma verdadeira mulher pastora.