ILHA DO SAL - A MOMENTOS DUMA NOVA PARTIDA, JÁ NASCEM AS VELHAS SAUDADES...

3 de Outubro DE 2013, Quinta 

Na noite de hoje embarcarei de regresso a Lisboa, depois de uma entrosada estadia em Cabo Verde, proporcionada pelo trabalho de formação dos cristãos nas paróquias de N.Srªda Luz e S.Vicente (Ilha de S.Vicente), de N.Srª do Livramento (Santo Antão) e N. Srª das Dores (Sal). 

A sessão de ontem à noite, aqui nos Espargos (Sal) dediquei-a a passar a técnica, simultaneamente e xperimentada, da Partilha da Palavra de Deus pelo método das 7 etapas. É algo de parecido com a conhecida Lectio Divina, de forma que os textos bíblicos sejam realmente saboreados e nos levem à conversão de atitudes e aos compromissos que uma fé esclarecida e empnehada implica.


Terminarei, daqui a 2 horas, com chave de ouro: uma Celebração Penitencial incluindo a Confissão dos Pecados em comunidade orante e celebrativa que já deixou as pessoas, em S.Vicente, muito surpreendidas e bem dispostas. Não suspeitavam que tal coisa fosse possível. 

Afinal, a Confissão, coisa tão desacreditada um pouco por toda a Europa, pode ser fonte de alegria e energia espiritual na vida. Sigo um rito e uma pedagogia que me foram surgindo na longa experiência das comunidades de Nampula, e que procura aliar, com muita seriedade e rigor, pela participação activa de todos os circunstantes, a escuta da Palavra e o rito litúrgico tradicional, enriquecido com facetas de inculturação segundo o contexto. 

 É a Palavra escutada e partilhada pela comunidade celebrante,que vai iluminando as nossas vidas, tanto individuais/pessoais como colectivas. A consequente Confissão dos Pecados surge como fruto muito espontâneo dessa partilha e das denúncias que tal Palavra nos sugira de modo mais ou menos explícito. Por isso, também o canto de invocação da Misericórdia de Deus aparece como natural expressão da comunidade e das pessoas penitentes e reconciliadas. 

Em anexo, deixo também um quase roteiro do que foi o trabalho de reflexão durante estes dias, da minha estadia aqui em Cabo Verde (Diocese do Mindelo) – 15 Setembro-3 de Outbro 2013) – tendo passado pelas Paróquias de N.Srªda Luz e S.Vicente (Ilha de S.Vicente), N.Srª do Rosário (Ilha de StºAntão) e de N.Srª das Dores (Sal): 

1. A Igreja de Jesus é de todos os batizados
2. Igreja comprometida na transformação do mundo ao serviço da Paz e da Justiça.