Partilhar no Algarve

 Faro, 13-28 de Julho 2014

Quando, em Julho de 1970, regressei de Moçambique a Lisboa, com os meus companheiros da primeira aventura africana (Carlos Carruço, Luis Osório e Zé Alberto - o Zé Manel da Silva já por lá ficara ligado à Diocese de Nampula), logo, com os mesmos fomos participar na Missa Nova do P. José Pedro de Jesus Martins, em Lagos.

Ao longo dos 40 anos passados, várias vezes voltaria a encontrar-me com ele, encontrando-o sempre como pedra importante da vida da Diocese do Algarve.
Neste ano, no âmbito da partilha da nossa experiência pastoral de Moçambique e mais especificamente da Diocese de Nampula, lembrei-me de sugerir ao seu Bispo, Manuel Quintas (em jovem, e ao mesmo tempo que eu, aventureiro nas terras moçambicanas), fazê-lo na sua diocese. Fui acolhido muito cordialmente por todos e foi o P.Zé Pedro, de novo reitor do seminário e agora também prior da Sé quem me acolheu. Foram dias de uma gratificação imensa.

O seminário fica localizado bem ali diante da maravilha que é a chamada Ria Formosa. E bem
formosa que ela é! Como é reconfortante e privilegiante poder desfrutar daquele deslumbrante panorama que, logo nos primeiros raios do sol nascente, nos faz entoar um exaltante hino de louvor ao Criador! Sentir as primeiras embarcações a deslizar sabe Deus para onde, se para a faina do ganha-pão se para os passeios turísticos repousantes!

 Mais uma vez, e sem surpresa, senti quanto a minha mensagem de missionário em Nampula foi acolhida com agrado. Os dois livros - UMA IGREJA DE TODOS E DE ALGUÉM e PENITÊNCIA E CONFISSÃO DOS PECADOS - PORQUE SIM? - que se reportam à nossa experiência (e podem ser lidos no blog aqui linkado http://vidadascomunidades.blogspot.com) foram solicitados muito para lá do que eu esperava tendo sido apresentados apenas em 2 celebrações da Paróquia da Sé, 2 da de S.Luís e 2 da de S.Pedro, todas da área urbana de Faro).

Como se pode calcular, é, para mim, profundamente gratificante dar conta de como a nossa experiência de Nampula, de há 40 anos, sob a liderança do grande bispo Manuel Vieira Pinto continua a responder, hoje, às problemáticas renovantes da nossa Igreja noutros espaços, noutras latitudes e longitudes. Sinto, de verdade, que o que digo a brincar - ando a ajudar o Papa Franscisco a desclericalizar a nossa Igreja - tem alguma coisa de verdade responde


Aos Padres Zé Pedro (e seminaristas), Rocha e Chantre, ao radiomador António Silva que me prolongou pela rádio www.alemfronteiras.net, e a todos os que, durante estes dias,  me proporcionaram uma experiência de maior proximidade à Igreja que está no Algarve na cordialidade e numa emocionante partilha fraterna, deixo aqui o meu abraço muito grato.