Jubileu dos Católicos Macondes-Moçambique


 30 de Novembro 2014

Missão de Nangololo - 90 anos


Há uns meses atrás fui surpreendido pela decisão de se celebrar o Jubileu dos 90 anos da Evangelização do Planalto dos Macondes, irradiada da mítica (para mim) Missão de Nangololo.

Há 40 anos que eu aguardava por pisar tão famoso lugar, sempre tão referido pelo meu inesquecível amigo, Padre Elias Pedro Muakhala, irmão mais novo do também já falecido, Padre Luis Muakhala, filhos dos primeiros adultos convertidos e lá batizados. Foi esta um típico exemplo de família maconde nascida e crescida no amor a Deus (onde nasceu também a Irmã Isabel Pedro Muakhala, do primeiro grupo das Irmãs Diocesanas de Pemba) e à que seria a Pátria moçambicana de cuja luta armada de libertação nacional, liderada pela Frelimo, participou activamente através de muitos dos seus membros enquanto combatentes activos.

Foi a convicção de milhares destes cristãos batizados pelos fundadores Padres Monfortinos (vindos da então colónia britânicada  Niassalândia (hoje Malawi), que garantiu a permanência pastoral capilar durante os longos anos da lutar armada contra o governo colonial português.

P. Januário Tiago
Foi, para mim, excepcionalmente emotivo ter podido chegar ali, mesmo na debilidade de mais um crise de malária que me acometeu justamente nesta semana, e me levou a emailar para o P. Januário Tiago (jovem pároco de hoje)
para agradecer o seu convite a que não poderia corresponder.
Mas como quem corre por gosto nao cansa, eis que os medicamentos desta vez actuaram com mais celeridade e, contando com a ajuda de outro jovem padre (Alexandre, de Nacaroa-Diocese de Nacala) que por SMS me manifestou o seu desejo de também ir percorrer tão mítico caminho, me decidi e parti. Espero voltar a este assunto. 

 
Lá, em pleno cenário da celebração, presidida pelo Bispo Luiz Lisboa, e no contexto das infindáveis mensagens e intervenções que levam a que uma missa se arraste, com gosto, até 4 ou 5 horas, fui “capturado” pelo meu amigo de longa data, Engº Filipe Nhussi, dali filho, e que, por todos os motivos, num momento em que aguarda ser confirmado pelo CC como Presidente eleito deste extenso país, quis mostrar ter entendimento do evangelho de Jesus. E surpreendeu-me ao narrar a sua história católica, tanto que até ali tinha o padre que tinha presidido o seu casamento religioso: o Padre José Luzia. Já que me tinha capturado e exposto ao público, e me passou o microfone, não tinha eu como recusar. Aproveitei para lhe recordar o que já lhe enviara através do blog www.domundoedaigreja, o nº 205 da exortação apostólica A Alegria do Evangelho, do Papa Francisco: a vocação política! 
Não deixarei de lhe exigir que, na sua governação, se atenha a tão imprescindíveis conselhos nesta hora desafiante deste país!